Após largos meses de inoperância, o Blog do QG regressa agora com um novo semblante…
Desde 2005, já por aqui atravessámos diversas fases, desde a programação de festas e banquetes, passando por comentários a campeonatos de futebol, poetas virtuais, novidades, bisbilhotices e mexericos, e recentemente, aniversários…
Presentemente, num estádio em que tantas redes sociais porfiam com o nosso despretensioso Blog, decidimos, após meses de discussão sobre este assunto, enveredar por um caminho terapêutico.
Terapia para a mente, para o corpo e o espírito.
Assim, publicaremos assiduamente visões profundas, que contribuirão para uma revelação do sentido da Vida.
Já iniciámos uma compilação de distintos textinhos sobre a insubstancialidade universal, visando o enriquecimento pessoal e o aumento do conhecimento intelectual, bem como o incentivo para o despertar da consciência humana com as questões morais, visando dessa forma a edificação das virtudes no sentido de procurar a auto-evolução de todos os QueGenianos.
08 maio 2007
Piquenique anual de 10 de Junho
Aceitam-se voluntários para a ORGANIZAÇÃO do nosso tradicional piquenique anual de 10 de Junho, inscreve-te aqui !!!
Olá Amigos, Eu gostava muito de ir e até de sugerir o Casépio para esse mega piquenique. Mas neste fim de semana comprido vou estar a fazer o fabuloso Lés-a-Lés na minha fabulástica Vespa
Beta, É verdade que já muitos Quegenianos se aventuram nas minhas mãos, mas ainda há quem não tenha coragem... nem mesmo ouvindo os testemunhos... Beijos
Bem…. tenho uma proposta a fazer a quem quiser. Estou farto de ter um “fundiu” (acho que é assim que se escreve), bem… é uma daquelas merdas, onde se mete a carne lá dentro com uns palitos e se fazem uns molhos, e se come com fruta. Mas como eu estava a dizer, estou farto de ter cá essa coisa em casa por estrear… por isso a proposta é a seguinte: Aceito ideias, confirmações de quem quiser vir, sugestões, propostas de ementa, propostas de dia e hora, manuais de instruções… para que eu, na companhia de quem quiser, estrear aquela coisa, e apanhar um pifo… de preferência…. Fico a aguardar….
300 g de morangos ½ ananás (de preferência natural) 200 g de bagos de uva (brancas e pretas) 1 banana 1 maçã Grany Smith sumo de limão palitos à la Reine línguas de veado 200 g de chocolate em barra (com pelo menos 50 % de cacau) 40 g de Vaqueiro 1 dl de natas 1 a 2 colheres de sopa de rum ou de licor a gosto (opcional)
Preparação Lave, tire os pés e enxugue bem os morangos.
Descasque o ananás e corte em pedaços
Lave e enxugue os bagos de uva.
Descasque e corte em rodelas grossas a banana. Lave e corte em pedaços a maçã. Para evitar que oxidem regue os pedaços de banana e de maçã com um pouco de sumo de limão.
Coloque as frutas preparadas nos recipientes em que as vai levar à mesa. Faça o mesmo aos palitos à la reine e às línguas de veado.
Parta o chocolate e a Vaqueiro em pedaços e coloque num recipiente de louça. Junte as natas e a bebida escolhida.
Na altura de servir leve ao microondas e derreta durante cerca de 50 s na potência máxima. Mexa com uma vara de arames até derreter completamente o chocolate e leve à mesa sobre uma lamparina para manter o chocolate sempre fluído.
Vá mergulhando os frutos e os biscoitos no chocolate.
Sugestão Varie os frutos e os biscoitos, segundo o seu gosto pessoal.
Em vez de natas, pode usar, leite ou café.
Se gosta de sabores frescos experimente adicionar licor de menta, ou algumas pastilhas de chocolate com menta.
500 g de morangos 3 bananas sumo de limão 500 g de chocolate 100 g de Vaqueiro 2,5 dl de natas 200 g de palitos de champanhe
Preparação Lave os morangos, escorra bem e tire-lhes os pés.
Descasque as bananas, corte-as em troços e regue com um pouco de sumo de limão para não oxidarem.
Parta o chocolate em pedaços para dentro da taça do fondue. Junte a Vaqueiro em pedaços e as natas. Leve ao microondas durante 2 minutos e mexa com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido.
Coloque a taça com o chocolate no suporte sobre a lamparina e leve à mesa.
Sirva com os palitos de champanhe e os frutos preparados.
2 dentes de alho 2 dl de vinho branco seco 1 colher de chá de maisena 500 g de queijo para fondue (emmental ou gruyére para raclete) 1 pão saloio ou de mistura uvas brancas e tintas 1 ananás ou abacaxi noz moscada pimenta de moinho
Preparação Dê um murro nos dentes de alho e esfregue-os no interior do recipiente para foundue de queijo. Dissolva a maisena no vinho, deite no recipiente e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Entretanto, corte o queijo em pedaços e o pão em cubos. Lave e separe os bagos de uva. Tire a casca e o coração ao ananás e corte-o em rodelas e depois em pedaços. Quando o vinho estiver a ferver, retire-o do lume, junte-lhe os pedaços de queijo e mexa até derreter. Tempere com noz moscada e pimenta, acabadas de ralar e coloque o recipiente na mesa sobre uma lamparina. Vá mergulhando os cubos de pão e os frutos no queijo derretido e acompanhe com espinafres e cenouras, cozidos a vapor.
1 kg de carne de vitela Batatas fritas Pimenta de moinho Sal grosso 0,5 l de óleo Fruta variada (opcional)
Preparação: Leve a aquecer o óleo na panela do fondue, juntando-lhe uma casca de batata. Corte a carne em cubos e coloque numa travasse. Cada convidado deve espetar um pedaço de carne do garfo e, após tê-lo frito a seu gosto no óleo quente, passa-o por um dos molhos, seguidamente apresentados. Acompanhe com batatas fritas e, se for do seu gosto, fruta variada (manga, papaia, maçã, ananás, banana).
Molhos: Pickles: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 colher (sopa) de pickles triturados.
Caril: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 colher (café) de caril em pó.
Alho e coentros: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 dente de alho e coentros picados.
Cocktail: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 colher (sopa) de ketchup e 1 colher (sobremesa) de molho inglês.
Pimento: 1 colher (sopa) de pimento verde, 1 colher (sopa) de pimento amarelo e 1 colher (sopa) de pimento encarnado, tudo picado, misturado com 1 colher (sopa) de cebola picada, azeite, vinagre e salsa picada.
Manga: num tacho, misture à polpa de 1 manga 2 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sobremesa) de caril em pó; cubra com 1 copo de água e leve a ferver durante 20 minutos em lume brando; passe depois com a varinha mágica.
Conde, é bem pensado…. Também cá tenho um coiso desses de chocolate para estrear, que se pode perfeitamente, estrear no mesmo dia do outro coiso.
Mas olha…. Fruta com chocolate, não será a sobremesa? E o outro? O que vai acompanhar o pifo… antes da dita sobremesa. O de carne…. Espero eu, que não percebo nada disto…
Ingredientes: 1 lata de salsichas grandes 100 g de queijo emmental 100 g de queijo cheddar 1 cebola pequena 3 colheres (sopa) de leite 1 colher (sopa) de farinha 1 colher (sopa) de mostarda 1 chávena de caldo de carne Pão
Preparação: Comece por descascar a cebola e esfregar com ela a panela de fondue. De seguida, deita na panela o caldo de carne e leve-o ao lume. Quando estiver a ferver, reduza o lume, junte o queijo e misture-o bem para que derreta. Numa tigela, misture a farinha com o leite e adicione à panela onde está o queijo. Junte também a mostarda e deixa cozinhar, misturando tudo muito bem até obter um creme. Corte as salsichas às rodelas. Cada pessoa deve passa-las pelo creme obtido. Sirva com pedacinhos de pão.
Ingredientes: 500 g carne de vaca picada 500 g maçã(s) 1 cebola(s) 1 ovo Lt caldo de cubo de carne 4 dl água 1 c. sopa manteiga 2 c. sopa açúcar 2 c. sopa mostarda 1 c. sopa salsa 1 canela em pau q.b. sal e pimenta q.b. noz moscada moída 1 pãozinho (bola de mistura)
Preparação: 1. Prepare um molho de maça aquecendo a manteiga com o açúcar e quando começar a caramelizar adicione as maças com casca e partidas em pequenos pedaços, o pau de canela, um pouco de água e o sal. Deixe cozinhar durante 30 minutos em lume brando.
2. Coe o molho e junte-lhe a mostarda. Coloque no frigorífico para arrefecer.
3. Misture a carne picada com o pãozinho, previamente demolhado em na restante água fria e espremido, com o ovo batido, a salsa e a cebola picadas e a pimenta.
4. Amasse a carne e faça umas bolas do tamanho de nozes. Coloque-as numa travessa decorada com ramos de salsa e gomos de tomate.
5. Aqueça o caldo de carne até ferver e coloque-o no recipiente da fundue. Acenda a lamparina e regule a temperatura para continue a ferver suavemente.
6. Cada um deverá espetar nas almôndegas, mergulhá-las no caldo e cozinhá-las a gosto. Passe-as pelo molho de maça e como com pão escuro e claro.
Ingredientes: 200 g lombo(s) de vaca 1 manga(s) 200 g vitela 200 g lombo(s) de porco 400 g peito(s) de frango 1 Lt caldo de cubo de galinha 4 c. sopa molho de soja gengibre moído 8 c. sopa xerez 1 maçã sumo de limão q.b. sal q.b. pimenta-de-caiena 1 c. chá mostarda forte 1 c. chá rábano ralado 4 c. sopa maionese 1 c. sopa mel
Preparação: 1. Descasque a manga e parta-a em tiras finas. Corte as tiras em quadradinhos. Descasque a maça, retire-lhe o coração e rale-a finamente. Misture os dois frutos. 2. Junte os frutos ao resto dos ingredientes do molho. Obterá desta forma um molho agridoce. 3. Lave e seque as carnes e elimine todos os nervos e peles. Envolva-as em papel de alumínio e ponha-as no congelador até terem endurecido. Não congele os peitos das aves. Corte-as então em fatias finíssimas com uma faca muito bem afiada ou com uma eléctrica. 4. Ponha o caldo a ferver na cozinha. Acenda o rechaud e leve-o para a mesa. Junte ao caldo o molho de sopa, o gengibre em pó e o xerez, deite-o no recipiente a fondue e leve-o para a mesa. Regule o calor de forma a que o caldo apenas borbulhe. 5. Espete pedacinhos de carne, coza-os a gosto no caldo e coma-os acompanhados de molho de manga, bolochas salgadas ou chips de gambas. 6. Logo que tiverem terminado a carne, sirva o caldo em chávenas para consumir.
Ingredientes: 1 dente de alho 250 g de requeijão 100 g de queijo emmental 200 g de queijo gruyére culinário 100 ml de vinho branco seco 3 colheres de sopa de Kirsh 50 g de azeitonas pretas picadas 50 g de alcaparras picadas 50 g de anchovas picadas pimenta à gosto se desejar uma colher de chá de orégano, e um pouco de noz moscada
Preparo: Colocar o vinho na panela aquecendo-o bem. Acrescentar os queijos. Misturar ligeiramente (no caso de estar utilizando panela de vidro iniciar o processo no microondas por 3 minutos). Homogenizar a mistura e acrescentar as azeitonas, alcaparras, anchovas e o kirsh.
Ingredientes: 2 abacates maduros, cortados ao meio 3 colheres (chá) de suco de limão 1 dente de alho, cortado ao meio 185 ml de vinho branco seco 375 g de queijo tipo Edam, ralado 2 colheres (chá) de maisena 5 colheres (sopa) de molho smetana *ou creme de leite azedo, sem soro Cubinhos de pão tipo baguette, coberto *com sementes de gergelim, e pimentões *verdes e vermelhos para servir
Preparo: Retire a polpa dos abacates e coloque em uma tigela. Amasse bem com um garfo, misturando o suco de limão.
Esfregue o dente de alho cortado na parte interna da panela de fondue. Ponha o vinho e aqueça, até que comece a borbulhar. Sobre o fogo baixo, e sem parar de mexer, acrescente o queijo. Vá mexendo, até ele derreter completamente.
Em uma tigela, misture a maisena com o molho smetana ou o creme de leite. Então junte ao queijo derretido, juntamente com os abacates amassados. Sempre mexendo, deixe a mistura cozinhar por 4 ou 5 minutos. Sirva com cubos de pão e pimentões verdes ou vermelhos, cortados em quadradinhos.
Ingredientes: 2 chávenas (chá) de marshmallows 1 bolo de chocolate
Preparo: Coloque os marshmallows numa tigela refratária. Leve ao fogo em banho-maria por 3 minutos, ou até a água ferver. Retire do fogo, transfira para a tigela do fondue e coloque sobre o fogareiro. De preferência, opte pelo fogareiro que use vela como fonte de calor. Leve à mesa. Corte o bolo em pedaços pequenos. Espete um pedaço de bolo no garfo próprio para fondue, mergulhe na tigela e envolva o bolo nos marshmallows. Se preferir, sirva com pedaços de morango.
Ingredientes: 225 g de chocolate puro, em barra 3 colheres (chá) de café solúvel 155 ml de creme de leite sem soro, batido 3 colheres (sopa) de licor Tia Maria Frutas frescas, para servir
Para os Suspiros com amêndoas: 2 claras 125 g de açúcar 60 g de amêndoas em flocos, *ligeiramente torradas
Preparo: Para fazer os suspiros, pré-aqueça o forno a 110 graus. Forre 2 ou 3 assadeiras com papel manteiga. Bata as claras em ponto de neve firme e acrescente metade do açúcar; bata novamente, até que fique firme. Então, adicione o açúcar restante, delicadamente.
Coloque 30 porções de merengue nas assadeiras, com o auxílio de uma colher. Cole algumas lascas de amêndoas em cada suspiro e leve para assar até que todos estejam secos e firmes. Desligue o forno e deixe-os arrefecer ali mesmo. Só então remova-os do papel manteiga.
Para fazer o fondue, quebre o chocolate ou corte-o em pedaços e coloque na panela de fondue. Adicione o café, o creme de leite e aqueça lentamente, sempre mexendo, até que o chocolate derreta. Junte o licor Tia Maria e bata para misturar bem. Mantenha a panela sobre o queimador acesso. Sirva o fondue com os suspiros de amêndoas e frutas frescas.
Este Sábado 12 de Maio, às 16h00 no AUDITÓRIO MUNICIPAL SCALA em ALVERCA, o Grupo de Teatro CEGADA leva à cena a peça de Teatro KIKERIKISTE
Eu já vi, e só vos digo que é FANTASTUMÁSTICO !!!
APAREÇAM !!!
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA Autor | Paul Maar Encenação | José Teles Cenografia | Margarida Cavaleiro e José Teles Figurinos | Cegada Grupo de Teatro Actores | Mário Freitas, Ricardo Cupertino e Rui Sirgado Produção Áudio | Rui Pinheiro Som e Luz | Jorge Cera e João Machado Cartaz | Joana Ralha Fotografia | João Henriques Produção | CEGADA Grupo de Teatro
Sinopse | Duas caixas... papelão... dois homens... amigos, espécie de vizinhos... mostram-nos o seu quotidiano, algo rotineiro mas supreso, brincado, muito brincado... De jogo em jogo, de brincadeira em pantomina, provam-nos o sim e o reverso das coisas. Outra caixa... tambor... outro homem, músico, aparece e rapidamente se torna um elemento destabilizador dos quotidianos e até das amizades. Kikerikiste = cócórócó, o galo cantou e o espectáculo vai começar!
Nota sobre o Autor | Paul Maar nasceu a 13 de Dezembro de 1937, em Schweinfurt, na Bavaria Alemã. Depois de perder a mãe muito novo, foi viver com o avô para a zona de Theres. Frequentou o estudo secundário na sua terra natal, e mais tarde foi aluno na Academia de Artes em Stuttgart. Trabalhou em cenografia e depois passou 10 anos como professor de artes. Desde 1976 que trabalha como escritor freelancer, já escreveu dezenas de novelas, contos e peças de teatro. Muito do seu trabalho e talento tem sido aplicado numa série de livros que conta a história de Sams, uma criatura com cabelo vermelho e nariz de porco. Vive em Bamberg, também na Bavaria, com a mulher e três filhos.
Presente também no CALE-se - Festival de Teatro de Amadores esteve o Cegada Grupo de Teatro, com a peça “Kikerikiste”, que depois dos três prémios ganhos a 24 de Fevereiro no Festival da Póvoa da Lanhoso, trouxe de Vila Nova de Gaia o prémio para o melhor Guarda Roupa, tal com na Póvoa do Lanhoso; três menções de mérito do Júri, para os actores Ricardo Cupertino e Rui Sirgado, e para Rui Pinheiro, pela sonoplastia; e o prémio para melhor espectáculo, atribuído pelo público.
D. Andreia, como data, eu estava a pensar para o próximo fim-de-semana, mas depende da disponibilidade do pessoal… estou a espera que o pessoal me confirme… até agora tu e a Paula para os molhos, o Conde também me pareceu que aderiu, mas como não confirmou, não sei. Eu ainda também não falei com ninguém, só meti aqui o anúncio para ver o que o pessoal achava. Há… tirando o facto que eu não percebo um boi de fundue…
Ps 1 – é bom voltar, ao de mais natural e normal, que a vida tem para me dar Ps 2 – só vejo borboletas
olá quegenianos. Apesar de termos andado um bocadinho desaparacidos devemos informar que está tudo bem e na mesma. O Guilherme ainda não nasceu, se bem que já nos pregou um sustinho um dia destes. Mas o grande acontecimento das nossas vidas deverá ter lugar ainda esta semana, ou o mais tardar no domingo, dia 20.
Mas disso falamos quando acontecer!!
Quanto ao fondue em casa do Rui, temos muita pena mas nao vai dar, estamos em Aveiras até o Guilherme nascer (onde esperamos a vossa visita.
Sobre o pic-nic também nao deverá ser possivel ir, a não ser que seja perto e dê para passar por lá e mostrar as lindas meias do Sporting do tamanho de um porta chaves. É que nessa altura o nosso pikeno deverá ter uns 20 dias...
Filipa e Ivo, Que emoção!!! Estão prestes a conhecer a pessoa mais importante da vossa vida... A partir do momento em que o Lourenço nasceu, tudo deixou de ser importante, faço TUDO por ele, e quando algo não corre bem... basta olhar para ele, e tudo passa. O sorriso lindo, as brincadeiras, as gracinhas, até aquele beicinho me derrete... É a melhor experiência que vivi até hoje!! Ele é o melhor que o Sérgio me podia ter deixado. Desejo que tudo corra pelo melhor no parto, Filipa, vais ver que não custa nada. Beijinhos
Rui, Eu além de ajudar nos molhos, posso ajudar no resto também, até mesmo nas compras... Convém é que seja num fds em q esteja disponível. Decide-te!! Bjs
Bem…. Vou adiantar uma data… que tal, jantar em 19 Maio (sábado)??? D. Andreia e D. Paula, estão responsáveis pelos molhos… o restante pessoal, que me confirme se vem, e no caso de vir, o que está a pensar fazer ou comprar…
Devido á minha ignorância cá vão umas questões: - Fazemos o fundue de quê? Por mim, é carne. - Também cá tenho um fudue de chocolate, acham que se podia fazer para a sobremesa? - No caso de resposta afirmativa na alínea anterior, por favor alguém que assuma o comando das operações para o fundue de chocolate, porque se eu não percebo nada de um fundue normal… o de chocolate então… meu deus. - Quanto ao fundue de carne, o que raio é que aquilo leva lá dentro para fazer a carne? - Que carne é que é melhor para o fundue? - O que é que acompanha a carne? - O que raio leva a lamparina? - O vinho, branco ou tinto? Verde ou Maduro? (sim… cheio já sabemos que é). - Salada? - Entradas? - Não será melhor arranjar um extintor? - E prevenir os bombeiros? :)
Ivo, agora que li o teu post, lembrei-me que tenho cá o teu material, temos de combinar um cafezinho. Quanto ao rebento, espero que corra tudo bem… quando o rapaz sair, não te esqueças de avisar… para fumarmos um charutão e beber-mos uns copos. Meias do Sporting? és grande miúdo.
Paula… depois se não te importares, manda me a tua agenda, para eu saber quando te dá jeito o jantar… meu deus… gajas.
Andreia… gay? Borboleta é gay? Tenho de ter uma conversa com o teu marido… acho que ele te anda a dar muita liberdade…
Tiago… como é… depois do jantar, duas garrafas de whisky chegam para ti?
Rui, Podes contar comigo p/ o jantar e p/ ajudar, claro.
P/ o fondue de chocolate (sim, é uma sobremesa), os especialistas são o Tiago e a Andreia!!
Para o fondue de carne:
"Devido á minha ignorância cá vão umas questões"
Se tivesses lido a receita que te enviaram não terias tantas dúvidas... Mas cá vão alguns esclarecimentos:
"- Quanto ao fundue de carne, o que raio é que aquilo leva lá dentro para fazer a carne?"
Eu costumo colocar metade óleo e metade azeite (a carne fica mais saborosa) e também 1 dente de alho para temperar.
"- Que carne é que é melhor para o fundue?"
A melhor é a do lombo, mas tb se pode fazer com vazia ou outras idênticas mais em conta, é uma questão de opção.
"- O que é que acompanha a carne?"
Normalmente é batata frita (já experimentei com batata cozida, tb fica bom e para a dieta é melhor), fruta (laranja, pêssego em calda, ananás, manga, kiwi, etc), espargos (eu não gosto), e os molhos (alho, salsa, pikles, ovo, cenoura, wisky, mostarda, ketchup, etc).
"- O que raio leva a lamparina?"
Àlcool ou um combustível próprio.
"- O vinho, branco ou tinto? Verde ou Maduro? (sim… cheio já sabemos que é)."
Sim, convém q se encha muita vez o copo... normalmente é tinto, mas depende do gosto.
"- Salada?"
Não, como acompanha com fruta a salada está dispensada ( a não ser q o pessoal da dieta insista)
"- Entradas?"
Só se quiseres fazer tb o fondue de queijo, mas para isso acho q não há estômago p/ tanta comida...
"- Não será melhor arranjar um extintor?"
Depende da habilidde, mas em princípio não é preciso!
"- E prevenir os bombeiros? :)"
Isso acho q sim, principalmente a "amiga dos tinonis" (adorei esta expressão) q é sempre uma boa companhia.
Oi Rui, Quanto a nós, para o jantar de sábado 19 já estamos comprometidos, mas vamos lá ter mais tarde, esperemos que ainda a tempo de meter uma garfada no fondue de chocolate... No mínimo levamos uma garrafa de vinho tinto, Douro, Charamba de 2003.
Um conselho: se vires que vão mais de 6 convivas, pede emprestado outro fondue, de modo a que ninguém fique na fila, de garfeta na mão à espera de um espaçozinho para fritar a carne, e ainda, se forem muitos e a mesa grande, e caso não arranjes um garfinhos mais compridos p'raí meio metro, é mesmo melhor trabalhares com dois fondues... Se quiseres podemos-te disponibilizar o nosso.
Olá Olá, SALUT ! Como se diz por estas bandas... Rui acho que devias fazer um esforço suplementar para que o Bunie vá .. é uma presença essencial em fondues ;) Abraços e Beijinhos ;)
Oi pessoal, que animação... tanto fondue ... já tou com água na boca.
Pois é mas esta história das agendas é de facto um problema. Já temos um compromisso para Sábado 19, a minha afilhada faz anos.... de qualquer forma, também contamos aparecer para o fondue de chocolate (as festas de putos não costumam acabar muito tarde .... a não ser as do Lourenço, claro está, afinal é um Queijeniano!!)... portanto vejam lá se não começam a jantar muito cedo!
Quanto aos molhos, não gosto de falhar aos compromissos, mas receio que não vá dar para ajudar, de qualquer forma acho que estás bem entregue ... é que aprendi tudo o que sei de fondue de carne e molhos com a amiga Paula... quem melhor!!!
Pessoal, Vou a Évora no próximo Sábado, 19 Maio, ver a exposição do Chokoku-ka, se alguém quiser aproveitar a boleia, é só dizer p/ combinar a hora de saída!
Rui, já sabes q por mim, se é p/ a borga qq dia serve, o pessoal com agendas complicadas é q tem q se chegar à frente.
Quanto à organização do piquenique, eu não tenho tempo p/ me meter nisso, mas como sugestão lembrei-me da Serra da Arrábida, há lá vários espaços p/ merendas e é perto da praia...
Decididamente não tenho tido o tempo que queria ... e como tal tenho andado arredado destas lides!!! Bem .. eu sempre vou passando para ler ... mas tenho deixado os comentários para 2º plano!!!
Quanto aos assunto na ordem do dia,
Exposição do Chocapic: Temo que não vamos conseguir ir ... a afilhada da Andreioca faz a festinha dela ... não sei a que horas vai acabar!!
Piqunique: já confidenciei ao Conde que este é capaz de não ser um bom dia ... é que é fim de semana grande!!! mas por mim e pela andreioca é uma questão de se confirmar a data ... quanto ao local a sugestão da Paula parece boa ... mas o local do ano passado era bem catita ... vou tentar saber mais locais parea apresentar sugestões!!!
Fondue: Eu ajudo, eu ajudo!!! Quanto às datas ... a Andreioca já disse ... para este sábado não deve dar!!!
Oi Rui: No nosso caso já só estamos a marcar coisas com 3 semanas de antecedência... Por isso, marca na data que te der mais jeito, que das duas uma: -Ou vamos ter mais tarde a tua casa... -Ou vamos ter mais tarde a outra coisa qualquer...
Oi Chokapik: Infelizmente, este sábado não podemos ir à tua exposição, temos uma festa de benção das fitas que já estava marcada desde o início do ano, e como é de um familiar próximo, não dá mesmo para nos baldarmos...
Oi Foliões do Piquenique: "Se cá estiver... também quero ir, quero comer, quero nadar.. quero bronzear... digam instrucções..."
Olá a todos É verdade sou eu mesma, linda e maravilhosa... Bem sei que tenho andado fora dela, mas regresso em força...
QUERO O FONDUE Seja ele de que maneira for, carne de perú de preferência!!! Sim porque, nós... os saudaveizinhos continuamos a manter a linha... não nos intoxicamos com qualquer coisa!!!
PIQUENIQUE DE FONDUE Fondue no piquenique é uma hipotese, eu levo a fogueira e a mangueira, não vá o diabo tece-las e atearmos fogo ao pinhal... Ah e quem levar o comer... não se esqueça... de mim e do Tiagão... FONDUE LIGHT ou CHURRASCO LIGHT se faz favor!!!
Oi Rui, obrigado, tu também és um fixe !!! Mas como os restantes QueGenianos não sabem do que falamos, deixo aqui a explicação e o link, agora para todos:
O conceito de rádio via web não é nada de extraordinário do ponto de vista tecnológico mas, ao longo dos anos e à medida que fomos conhecendo cada vez mais sites e aplicações, sempre ficávamos com aquela sensação de que ainda faltava mais qualquer coisa. A excepção terá sito o Pandora (http://www.pandora.com), que através de alguma interacção, permitia ir de encontro aos nossos gostos musicais.
O Musicovery (http://www.musicovery.com) ainda me deixa aquela sensação de faltar qualquer coisa, mas de facto é algo totalmente diferente do que vi até agora. É uma aplicação Web2.0 que atenua fortemente a linha divisória entre rádio e interacção com o utilizador. Permite-nos escolher e explorar música por estilo, género, ano e muito mais. Através de uma experiência de visualização muito rica e intuitiva, mergulhamos num infindável conjunto de caminhos musicais, em função das nossas opções iniciais.
Este é o Mini Chat do QG Virtual, convém ires actualizando o Chat clicando no Refresh que está debaixo das mensagens, perto da caixinha que dá para colocar o e-mail / url. Ou então, se preferires abrir o chat numa janela independente clicaaqui...
57 comentários:
Se cá estiver.... EU UM!!!
Hello!!!!!!!!!
Quero ir, quero comer, quero nadar.. quero bronzear... digam instrucções...
Hola !!!
Se cá estiver...
Eu também quero ir, quero comer, quero nadar.. quero bronzear... digam instrucções...
Olá Amigos,
Eu gostava muito de ir e até de sugerir o Casépio para esse mega piquenique. Mas neste fim de semana comprido vou estar a fazer o fabuloso Lés-a-Lés na minha fabulástica Vespa
Obrigado a todos pelo vosso carinho!!
É verdade, já dou os meus primeiros passinhos sozinho...
Beijinhos e abraços.
Beta,
É verdade que já muitos Quegenianos se aventuram nas minhas mãos, mas ainda há quem não tenha coragem... nem mesmo ouvindo os testemunhos...
Beijos
bom dia a todos...
este blog anda muito morno...
Sobre a localização acho que a do ano anterior é optima!
Boas tardes….
Bem…. tenho uma proposta a fazer a quem quiser.
Estou farto de ter um “fundiu” (acho que é assim que se escreve), bem… é uma daquelas merdas, onde se mete a carne lá dentro com uns palitos e se fazem uns molhos, e se come com fruta.
Mas como eu estava a dizer, estou farto de ter cá essa coisa em casa por estrear… por isso a proposta é a seguinte:
Aceito ideias, confirmações de quem quiser vir, sugestões, propostas de ementa, propostas de dia e hora, manuais de instruções… para que eu, na companhia de quem quiser, estrear aquela coisa, e apanhar um pifo… de preferência….
Fico a aguardar….
"...estrear aquela coisa, e apanhar um pifo..."
Também queres lá fazer um Ponche Quente ?
(Para ideias & sugestões clica em Conde50s said...)
Ingredientes
Para 4 a 6 pessoas
300 g de morangos
½ ananás (de preferência natural)
200 g de bagos de uva (brancas e pretas)
1 banana
1 maçã Grany Smith
sumo de limão
palitos à la Reine
línguas de veado
200 g de chocolate em barra (com pelo menos 50 % de cacau)
40 g de Vaqueiro
1 dl de natas
1 a 2 colheres de sopa de rum ou de licor a gosto (opcional)
Preparação
Lave, tire os pés e enxugue bem os morangos.
Descasque o ananás e corte em pedaços
Lave e enxugue os bagos de uva.
Descasque e corte em rodelas grossas a banana. Lave e corte em pedaços a maçã. Para evitar que oxidem regue os pedaços de banana e de maçã com um pouco de sumo de limão.
Coloque as frutas preparadas nos recipientes em que as vai levar à mesa. Faça o mesmo aos palitos à la reine e às línguas de veado.
Parta o chocolate e a Vaqueiro em pedaços e coloque num recipiente de louça. Junte as natas e a bebida escolhida.
Na altura de servir leve ao microondas e derreta durante cerca de 50 s na potência máxima. Mexa com uma vara de arames até derreter completamente o chocolate e leve à mesa sobre uma lamparina para manter o chocolate sempre fluído.
Vá mergulhando os frutos e os biscoitos no chocolate.
Sugestão
Varie os frutos e os biscoitos, segundo o seu gosto pessoal.
Em vez de natas, pode usar, leite ou café.
Se gosta de sabores frescos experimente adicionar licor de menta, ou algumas pastilhas de chocolate com menta.
Ingredientes
Para 10 a 12 pessoas
500 g de morangos
3 bananas
sumo de limão
500 g de chocolate
100 g de Vaqueiro
2,5 dl de natas
200 g de palitos de champanhe
Preparação
Lave os morangos, escorra bem e tire-lhes os pés.
Descasque as bananas, corte-as em troços e regue com um pouco de sumo de limão para não oxidarem.
Parta o chocolate em pedaços para dentro da taça do fondue. Junte a Vaqueiro em pedaços e as natas. Leve ao microondas durante 2 minutos e mexa com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido.
Coloque a taça com o chocolate no suporte sobre a lamparina e leve à mesa.
Sirva com os palitos de champanhe e os frutos preparados.
Ingredientes
Para 4 pessoas
2 dentes de alho
2 dl de vinho branco seco
1 colher de chá de maisena
500 g de queijo para fondue (emmental ou gruyére para raclete)
1 pão saloio ou de mistura
uvas brancas e tintas
1 ananás ou abacaxi
noz moscada
pimenta de moinho
Preparação
Dê um murro nos dentes de alho e esfregue-os no interior do recipiente para foundue de queijo.
Dissolva a maisena no vinho, deite no recipiente e leve a lume brando mexendo de vez em quando.
Entretanto, corte o queijo em pedaços e o pão em cubos. Lave e separe os bagos de uva. Tire a casca e o coração ao ananás e corte-o em rodelas e depois em pedaços.
Quando o vinho estiver a ferver, retire-o do lume, junte-lhe os pedaços de queijo e mexa até derreter. Tempere com noz moscada e pimenta, acabadas de ralar e coloque o recipiente na mesa sobre uma lamparina.
Vá mergulhando os cubos de pão e os frutos no queijo derretido e acompanhe com espinafres e cenouras, cozidos a vapor.
Ingredientes:
Para 4 pessoas:
1 kg de carne de vitela
Batatas fritas
Pimenta de moinho
Sal grosso
0,5 l de óleo
Fruta variada (opcional)
Preparação:
Leve a aquecer o óleo na panela do fondue, juntando-lhe uma casca de batata. Corte a carne em cubos e coloque numa travasse.
Cada convidado deve espetar um pedaço de carne do garfo e, após tê-lo frito a seu gosto no óleo quente, passa-o por um dos molhos, seguidamente apresentados. Acompanhe com batatas fritas e, se for do seu gosto, fruta variada (manga, papaia, maçã, ananás, banana).
Molhos:
Pickles: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 colher (sopa) de pickles triturados.
Caril: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 colher (café) de caril em pó.
Alho e coentros: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 dente de alho e coentros picados.
Cocktail: misture 2 colheres (sopa) de maionese com 1 colher (sopa) de ketchup e 1 colher (sobremesa) de molho inglês.
Pimento: 1 colher (sopa) de pimento verde, 1 colher (sopa) de pimento amarelo e 1 colher (sopa) de pimento encarnado, tudo picado, misturado com 1 colher (sopa) de cebola picada, azeite, vinagre e salsa picada.
Manga: num tacho, misture à polpa de 1 manga 2 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de vinagre e 1 colher (sobremesa) de caril em pó; cubra com 1 copo de água e leve a ferver durante 20 minutos em lume brando; passe depois com a varinha mágica.
Conde, é bem pensado…. Também cá tenho um coiso desses de chocolate para estrear, que se pode perfeitamente, estrear no mesmo dia do outro coiso.
Mas olha…. Fruta com chocolate, não será a sobremesa?
E o outro? O que vai acompanhar o pifo… antes da dita sobremesa.
O de carne…. Espero eu, que não percebo nada disto…
Ingredientes:
1 lata de salsichas grandes
100 g de queijo emmental
100 g de queijo cheddar
1 cebola pequena
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de mostarda
1 chávena de caldo de carne
Pão
Preparação:
Comece por descascar a cebola e esfregar com ela a panela de fondue. De seguida, deita na panela o caldo de carne e leve-o ao lume. Quando estiver a ferver, reduza o lume, junte o queijo e misture-o bem para que derreta.
Numa tigela, misture a farinha com o leite e adicione à panela onde está o queijo. Junte também a mostarda e deixa cozinhar, misturando tudo muito bem até obter um creme.
Corte as salsichas às rodelas. Cada pessoa deve passa-las pelo creme obtido. Sirva com pedacinhos de pão.
Número pessoas: 4
Ingredientes:
500 g carne de vaca picada
500 g maçã(s)
1 cebola(s)
1 ovo
Lt caldo de cubo de carne
4 dl água
1 c. sopa manteiga
2 c. sopa açúcar
2 c. sopa mostarda
1 c. sopa salsa
1 canela em pau
q.b. sal e pimenta
q.b. noz moscada moída
1 pãozinho (bola de mistura)
Preparação:
1. Prepare um molho de maça aquecendo a manteiga com o açúcar e quando começar a caramelizar adicione as maças com casca e partidas em pequenos pedaços, o pau de canela, um pouco de água e o sal. Deixe cozinhar durante 30 minutos em lume brando.
2. Coe o molho e junte-lhe a mostarda. Coloque no frigorífico para arrefecer.
3. Misture a carne picada com o pãozinho, previamente demolhado em na restante água fria e espremido, com o ovo batido, a salsa e a cebola picadas e a pimenta.
4. Amasse a carne e faça umas bolas do tamanho de nozes. Coloque-as numa travessa decorada com ramos de salsa e gomos de tomate.
5. Aqueça o caldo de carne até ferver e coloque-o no recipiente da fundue. Acenda a lamparina e regule a temperatura para continue a ferver suavemente.
6. Cada um deverá espetar nas almôndegas, mergulhá-las no caldo e cozinhá-las a gosto. Passe-as pelo molho de maça e como com pão escuro e claro.
Ora nem mais….
Lá está o da carne….
Já me estou a imaginar a fazer aqueles molhos…. Meu deus… há voluntários(as)?
Número pessoas: 4
Ingredientes:
200 g lombo(s) de vaca
1 manga(s)
200 g vitela
200 g lombo(s) de porco
400 g peito(s) de frango
1 Lt caldo de cubo de galinha
4 c. sopa molho de soja
gengibre moído
8 c. sopa xerez
1 maçã
sumo de limão
q.b. sal
q.b. pimenta-de-caiena
1 c. chá mostarda forte
1 c. chá rábano ralado
4 c. sopa maionese
1 c. sopa mel
Preparação:
1. Descasque a manga e parta-a em tiras finas. Corte as tiras em quadradinhos. Descasque a maça, retire-lhe o coração e rale-a finamente. Misture os dois frutos.
2. Junte os frutos ao resto dos ingredientes do molho. Obterá desta forma um molho agridoce.
3. Lave e seque as carnes e elimine todos os nervos e peles. Envolva-as em papel de alumínio e ponha-as no congelador até terem endurecido. Não congele os peitos das aves. Corte-as então em fatias finíssimas com uma faca muito bem afiada ou com uma eléctrica.
4. Ponha o caldo a ferver na cozinha. Acenda o rechaud e leve-o para a mesa. Junte ao caldo o molho de sopa, o gengibre em pó e o xerez, deite-o no recipiente a fondue e leve-o para a mesa. Regule o calor de forma a que o caldo apenas borbulhe.
5. Espete pedacinhos de carne, coza-os a gosto no caldo e coma-os acompanhados de molho de manga, bolochas salgadas ou chips de gambas.
6. Logo que tiverem terminado a carne, sirva o caldo em chávenas para consumir.
Já estou a ver..... isto há coiso de quase tudo né....
E datas? por mim pode ser este fds.
Ingredientes:
1 dente de alho
250 g de requeijão
100 g de queijo emmental
200 g de queijo gruyére culinário
100 ml de vinho branco seco
3 colheres de sopa de Kirsh
50 g de azeitonas pretas picadas
50 g de alcaparras picadas
50 g de anchovas picadas
pimenta à gosto
se desejar uma colher de chá de orégano, e um pouco de noz moscada
Preparo:
Colocar o vinho na panela aquecendo-o bem.
Acrescentar os queijos.
Misturar ligeiramente (no caso de estar utilizando panela de vidro iniciar o processo no microondas por 3 minutos).
Homogenizar a mistura e acrescentar as azeitonas, alcaparras, anchovas e o kirsh.
Ingredientes:
2 abacates maduros, cortados ao meio
3 colheres (chá) de suco de limão
1 dente de alho, cortado ao meio
185 ml de vinho branco seco
375 g de queijo tipo Edam, ralado
2 colheres (chá) de maisena
5 colheres (sopa) de molho smetana
*ou creme de leite azedo, sem soro
Cubinhos de pão tipo baguette, coberto
*com sementes de gergelim, e pimentões
*verdes e vermelhos para servir
Preparo:
Retire a polpa dos abacates e coloque em uma tigela. Amasse bem com um garfo, misturando o suco de limão.
Esfregue o dente de alho cortado na parte interna da panela de fondue. Ponha o vinho e aqueça, até que comece a borbulhar. Sobre o fogo baixo, e sem parar de mexer, acrescente o queijo. Vá mexendo, até ele derreter completamente.
Em uma tigela, misture a maisena com o molho smetana ou o creme de leite. Então junte ao queijo derretido, juntamente com os abacates amassados. Sempre mexendo, deixe a mistura cozinhar por 4 ou 5 minutos. Sirva com cubos de pão e pimentões verdes ou vermelhos, cortados em quadradinhos.
Ingredientes:
2 chávenas (chá) de marshmallows
1 bolo de chocolate
Preparo:
Coloque os marshmallows numa tigela refratária.
Leve ao fogo em banho-maria por 3 minutos, ou até a água ferver. Retire do fogo, transfira para a tigela do fondue e coloque sobre o fogareiro. De preferência, opte pelo fogareiro que use vela como fonte de calor.
Leve à mesa.
Corte o bolo em pedaços pequenos. Espete um pedaço de bolo no garfo próprio para fondue, mergulhe na tigela e envolva o bolo nos marshmallows.
Se preferir, sirva com pedaços de morango.
Ingredientes:
225 g de chocolate puro, em barra
3 colheres (chá) de café solúvel
155 ml de creme de leite sem soro, batido
3 colheres (sopa) de licor Tia Maria
Frutas frescas, para servir
Para os Suspiros com amêndoas:
2 claras
125 g de açúcar
60 g de amêndoas em flocos,
*ligeiramente torradas
Preparo:
Para fazer os suspiros, pré-aqueça o forno a 110 graus. Forre 2 ou 3 assadeiras com papel manteiga. Bata as claras em ponto de neve firme e acrescente metade do açúcar; bata novamente, até que fique firme. Então, adicione o açúcar restante, delicadamente.
Coloque 30 porções de merengue nas assadeiras, com o auxílio de uma colher.
Cole algumas lascas de amêndoas em cada suspiro e leve para assar até que todos estejam secos e firmes. Desligue o forno e deixe-os arrefecer ali mesmo. Só então remova-os do papel manteiga.
Para fazer o fondue, quebre o chocolate ou corte-o em pedaços e coloque na panela de fondue. Adicione o café, o creme de leite e aqueça lentamente, sempre mexendo, até que o chocolate derreta. Junte o licor Tia Maria e bata para misturar bem. Mantenha a panela sobre o queimador acesso. Sirva o fondue com os suspiros de amêndoas e frutas frescas.
meu deus...
Se há 3 quegenianos online...
- um sou eu
- outro é o conde
- quem é o terceiro, que está aqui ao tempo e não escreve nada?
Deve ser alguém de dieta... só pode, para não se manifestar nesta matéria tão apetitosa, só pode ser alguém que esteja de dieta....
pensando bem, eu acho que até sei quem é.... espero estar enganado... espero mesmo
Conde…. Posso fazer um perdido para os “discos perdidos”?
The end – Doors
conde .... és um fixe
Quem quer frango ver video da seguinte morada:
http://www.youtube.com/watch?v=4WbY1V-hnaw
Boa dica Sérgio !!!
Adorei !!!
Eu posso fazer os molhos ... só não sei é se dá este fds ... tenho q conferenciar com a cara metade, o outro Antunes.
Mas Rui sugere lá a data definitiva que a malta logo vê!
Quando é para comer a gente faz uma forcinha, né!!!
Oi Amigos,
Este Sábado 12 de Maio, às 16h00 no AUDITÓRIO MUNICIPAL SCALA em ALVERCA, o Grupo de Teatro CEGADA leva à cena a peça de Teatro KIKERIKISTE
Eu já vi, e só vos digo que é FANTASTUMÁSTICO !!!
APAREÇAM !!!
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Autor | Paul Maar
Encenação | José Teles
Cenografia | Margarida Cavaleiro e José Teles
Figurinos | Cegada Grupo de Teatro
Actores | Mário Freitas, Ricardo Cupertino e Rui Sirgado
Produção Áudio | Rui Pinheiro
Som e Luz | Jorge Cera e João Machado
Cartaz | Joana Ralha
Fotografia | João Henriques
Produção | CEGADA Grupo de Teatro
Sinopse | Duas caixas... papelão... dois homens... amigos, espécie de vizinhos... mostram-nos o seu quotidiano, algo rotineiro mas supreso, brincado, muito brincado... De jogo em jogo, de brincadeira em pantomina, provam-nos o sim e o reverso das coisas. Outra caixa... tambor... outro homem, músico, aparece e rapidamente se torna um elemento destabilizador dos quotidianos e até das amizades. Kikerikiste = cócórócó, o galo cantou e o espectáculo vai começar!
Nota sobre o Autor | Paul Maar nasceu a 13 de Dezembro de 1937, em Schweinfurt, na Bavaria Alemã. Depois de perder a mãe muito novo, foi viver com o avô para a zona de Theres. Frequentou o estudo secundário na sua terra natal, e mais tarde foi aluno na Academia de Artes em Stuttgart. Trabalhou em cenografia e depois passou 10 anos como professor de artes. Desde 1976 que trabalha como escritor freelancer, já escreveu dezenas de novelas, contos e peças de teatro. Muito do seu trabalho e talento tem sido aplicado numa série de livros que conta a história de Sams, uma criatura com cabelo vermelho e nariz de porco. Vive em Bamberg, também na Bavaria, com a mulher e três filhos.
Presente também no CALE-se - Festival de Teatro de Amadores esteve o Cegada Grupo de Teatro, com a peça “Kikerikiste”, que depois dos três prémios ganhos a 24 de Fevereiro no Festival da Póvoa da Lanhoso, trouxe de Vila Nova de Gaia o prémio para o melhor Guarda Roupa, tal com na Póvoa do Lanhoso; três menções de mérito do Júri, para os actores Ricardo Cupertino e Rui Sirgado, e para Rui Pinheiro, pela sonoplastia; e o prémio para melhor espectáculo, atribuído pelo público.
Boas tardes….
D. Andreia, como data, eu estava a pensar para o próximo fim-de-semana, mas depende da disponibilidade do pessoal… estou a espera que o pessoal me confirme… até agora tu e a Paula para os molhos, o Conde também me pareceu que aderiu, mas como não confirmou, não sei. Eu ainda também não falei com ninguém, só meti aqui o anúncio para ver o que o pessoal achava.
Há… tirando o facto que eu não percebo um boi de fundue…
Ps 1 – é bom voltar, ao de mais natural e normal, que a vida tem para me dar
Ps 2 – só vejo borboletas
Borboletas ... isso parece-me um bocado gay!!!
Já agora, próximo fim de semana é já amanhã ou lá para 19?
Quanto ao boi, também pode ser... ele há fondue de tanta coisa...
Não te preocupes que entre os convivas alguém há-de ajudar.
Beijinhos
Oi Rui,
O próximo fim de semana, consideras 12/13 ou 19/20 ?
E a refeição será almoço ou jantar ?
O dia será sábado ou domingo ?
É que há agendas complicadas...
olá quegenianos. Apesar de termos andado um bocadinho desaparacidos devemos informar que está tudo bem e na mesma. O Guilherme ainda não nasceu, se bem que já nos pregou um sustinho um dia destes. Mas o grande acontecimento das nossas vidas deverá ter lugar ainda esta semana, ou o mais tardar no domingo, dia 20.
Mas disso falamos quando acontecer!!
Quanto ao fondue em casa do Rui, temos muita pena mas nao vai dar, estamos em Aveiras até o Guilherme nascer (onde esperamos a vossa visita.
Sobre o pic-nic também nao deverá ser possivel ir, a não ser que seja perto e dê para passar por lá e mostrar as lindas meias do Sporting do tamanho de um porta chaves. É que nessa altura o nosso pikeno deverá ter uns 20 dias...
Passem bem e divirtam-se!!
PS: Parabéns ao Lourenço (e claro à mãe)
Filipa e Ivo
Filipa e Ivo,
Que emoção!!! Estão prestes a conhecer a pessoa mais importante da vossa vida...
A partir do momento em que o Lourenço nasceu, tudo deixou de ser importante, faço TUDO por ele, e quando algo não corre bem... basta olhar para ele, e tudo passa. O sorriso lindo, as brincadeiras, as gracinhas, até aquele beicinho me derrete... É a melhor experiência que vivi até hoje!! Ele é o melhor que o Sérgio me podia ter deixado.
Desejo que tudo corra pelo melhor no parto, Filipa, vais ver que não custa nada.
Beijinhos
Rui,
Eu além de ajudar nos molhos, posso ajudar no resto também, até mesmo nas compras... Convém é que seja num fds em q esteja disponível.
Decide-te!!
Bjs
Bom dia….
Bem…. Vou adiantar uma data… que tal, jantar em 19 Maio (sábado)???
D. Andreia e D. Paula, estão responsáveis pelos molhos… o restante pessoal, que me confirme se vem, e no caso de vir, o que está a pensar fazer ou comprar…
Devido á minha ignorância cá vão umas questões:
- Fazemos o fundue de quê? Por mim, é carne.
- Também cá tenho um fudue de chocolate, acham que se podia fazer para a sobremesa?
- No caso de resposta afirmativa na alínea anterior, por favor alguém que assuma o comando das operações para o fundue de chocolate, porque se eu não percebo nada de um fundue normal… o de chocolate então… meu deus.
- Quanto ao fundue de carne, o que raio é que aquilo leva lá dentro para fazer a carne?
- Que carne é que é melhor para o fundue?
- O que é que acompanha a carne?
- O que raio leva a lamparina?
- O vinho, branco ou tinto? Verde ou Maduro? (sim… cheio já sabemos que é).
- Salada?
- Entradas?
- Não será melhor arranjar um extintor?
- E prevenir os bombeiros?
:)
Ivo, agora que li o teu post, lembrei-me que tenho cá o teu material, temos de combinar um cafezinho.
Quanto ao rebento, espero que corra tudo bem… quando o rapaz sair, não te esqueças de avisar… para fumarmos um charutão e beber-mos uns copos.
Meias do Sporting? és grande miúdo.
Paula… depois se não te importares, manda me a tua agenda, para eu saber quando te dá jeito o jantar… meu deus… gajas.
Andreia… gay? Borboleta é gay? Tenho de ter uma conversa com o teu marido… acho que ele te anda a dar muita liberdade…
Tiago… como é… depois do jantar, duas garrafas de whisky chegam para ti?
bem, o anónimo do post anterior, sou eu...
Rui,
Podes contar comigo p/ o jantar e p/ ajudar, claro.
P/ o fondue de chocolate (sim, é uma sobremesa), os especialistas são o Tiago e a Andreia!!
Para o fondue de carne:
"Devido á minha ignorância cá vão umas questões"
Se tivesses lido a receita que te enviaram não terias tantas dúvidas... Mas cá vão alguns esclarecimentos:
"- Quanto ao fundue de carne, o que raio é que aquilo leva lá dentro para fazer a carne?"
Eu costumo colocar metade óleo e metade azeite (a carne fica mais saborosa) e também 1 dente de alho para temperar.
"- Que carne é que é melhor para o fundue?"
A melhor é a do lombo, mas tb se pode fazer com vazia ou outras idênticas mais em conta, é uma questão de opção.
"- O que é que acompanha a carne?"
Normalmente é batata frita (já experimentei com batata cozida, tb fica bom e para a dieta é melhor), fruta (laranja, pêssego em calda, ananás, manga, kiwi, etc), espargos (eu não gosto), e os molhos (alho, salsa, pikles, ovo, cenoura, wisky, mostarda, ketchup, etc).
"- O que raio leva a lamparina?"
Àlcool ou um combustível próprio.
"- O vinho, branco ou tinto? Verde ou Maduro? (sim… cheio já sabemos que é)."
Sim, convém q se encha muita vez o copo... normalmente é tinto, mas depende do gosto.
"- Salada?"
Não, como acompanha com fruta a salada está dispensada ( a não ser q o pessoal da dieta insista)
"- Entradas?"
Só se quiseres fazer tb o fondue de queijo, mas para isso acho q não há estômago p/ tanta comida...
"- Não será melhor arranjar um extintor?"
Depende da habilidde, mas em princípio não é preciso!
"- E prevenir os bombeiros?
:)"
Isso acho q sim, principalmente a "amiga dos tinonis" (adorei esta expressão) q é sempre uma boa companhia.
Para mais esclarecimentos, estou ao dispor!!!
Oi Rui,
Quanto a nós, para o jantar de sábado 19 já estamos comprometidos, mas vamos lá ter mais tarde, esperemos que ainda a tempo de meter uma garfada no fondue de chocolate...
No mínimo levamos uma garrafa de vinho tinto, Douro, Charamba de 2003.
Um conselho: se vires que vão mais de 6 convivas, pede emprestado outro fondue, de modo a que ninguém fique na fila, de garfeta na mão à espera de um espaçozinho para fritar a carne, e ainda, se forem muitos e a mesa grande, e caso não arranjes um garfinhos mais compridos p'raí meio metro, é mesmo melhor trabalhares com dois fondues...
Se quiseres podemos-te disponibilizar o nosso.
Boa sorte com as receitas !!!
Olá Olá, SALUT ! Como se diz por estas bandas... Rui acho que devias fazer um esforço suplementar para que o Bunie vá .. é uma presença essencial em fondues ;)
Abraços e Beijinhos ;)
Grande lembrança Peninha, mas para o Boni não é preciso fondue, ele come a carne crua...
Oi pessoal, que animação... tanto fondue ... já tou com água na boca.
Pois é mas esta história das agendas é de facto um problema. Já temos um compromisso para Sábado 19, a minha afilhada faz anos.... de qualquer forma, também contamos aparecer para o fondue de chocolate (as festas de putos não costumam acabar muito tarde .... a não ser as do Lourenço, claro está, afinal é um Queijeniano!!)... portanto vejam lá se não começam a jantar muito cedo!
Quanto aos molhos, não gosto de falhar aos compromissos, mas receio que não vá dar para ajudar, de qualquer forma acho que estás bem entregue ... é que aprendi tudo o que sei de fondue de carne e molhos com a amiga Paula... quem melhor!!!
Beijokas
Boa tarde a todos…
Na conversa do fundue, não será melhor adiar ou atrasar o jantar?
Chutem datas…
Até já.
boa noite a todos....
que se passa com o pessoal deste blog????
Pessoal,
Vou a Évora no próximo Sábado, 19 Maio, ver a exposição do Chokoku-ka, se alguém quiser aproveitar a boleia, é só dizer p/ combinar a hora de saída!
Rui,
já sabes q por mim, se é p/ a borga qq dia serve, o pessoal com agendas complicadas é q tem q se chegar à frente.
Quanto à organização do piquenique, eu não tenho tempo p/ me meter nisso, mas como sugestão lembrei-me da Serra da Arrábida, há lá vários espaços p/ merendas e é perto da praia...
Boa noite a todos!!
Beijos
Boa noite amigos,
Decididamente não tenho tido o tempo que queria ... e como tal tenho andado arredado destas lides!!! Bem .. eu sempre vou passando para ler ... mas tenho deixado os comentários para 2º plano!!!
Quanto aos assunto na ordem do dia,
Exposição do Chocapic: Temo que não vamos conseguir ir ... a afilhada da Andreioca faz a festinha dela ... não sei a que horas vai acabar!!
Piqunique: já confidenciei ao Conde que este é capaz de não ser um bom dia ... é que é fim de semana grande!!! mas por mim e pela andreioca é uma questão de se confirmar a data ... quanto ao local a sugestão da Paula parece boa ... mas o local do ano passado era bem catita ... vou tentar saber mais locais parea apresentar sugestões!!!
Fondue:
Eu ajudo, eu ajudo!!! Quanto às datas ... a Andreioca já disse ... para este sábado não deve dar!!!
Abraço grande a todos,
Oi Rui:
No nosso caso já só estamos a marcar coisas com 3 semanas de antecedência...
Por isso, marca na data que te der mais jeito, que das duas uma:
-Ou vamos ter mais tarde a tua casa...
-Ou vamos ter mais tarde a outra coisa qualquer...
Oi Chokapik:
Infelizmente, este sábado não podemos ir à tua exposição, temos uma festa de benção das fitas que já estava marcada desde o início do ano, e como é de um familiar próximo, não dá mesmo para nos baldarmos...
Oi Foliões do Piquenique:
"Se cá estiver... também quero ir, quero comer, quero nadar.. quero bronzear... digam instrucções..."
o fondue está adiado...
Olá a todos
É verdade sou eu mesma, linda e maravilhosa...
Bem sei que tenho andado fora dela, mas regresso em força...
QUERO O FONDUE
Seja ele de que maneira for, carne de perú de preferência!!!
Sim porque, nós... os saudaveizinhos continuamos a manter a linha... não nos intoxicamos com qualquer coisa!!!
PIQUENIQUE DE FONDUE
Fondue no piquenique é uma hipotese, eu levo a fogueira e a mangueira, não vá o diabo tece-las e atearmos fogo ao pinhal...
Ah e quem levar o comer... não se esqueça... de mim e do Tiagão...
FONDUE LIGHT ou CHURRASCO LIGHT se faz favor!!!
Ate já!!!
Alguém conhece ou joga, OGAME na net?
boas tardes....
Conde, o site de música é muito bom... és um fixe
Oi Rui, obrigado, tu também és um fixe !!!
Mas como os restantes QueGenianos não sabem do que falamos, deixo aqui a explicação e o link, agora para todos:
O conceito de rádio via web não é nada de extraordinário do ponto de vista tecnológico mas, ao longo dos anos e à medida que fomos conhecendo cada vez mais sites e aplicações, sempre ficávamos com aquela sensação de que ainda faltava mais qualquer coisa. A excepção terá sito o Pandora (http://www.pandora.com), que através de alguma interacção, permitia ir de encontro aos nossos gostos musicais.
O Musicovery (http://www.musicovery.com) ainda me deixa aquela sensação de faltar qualquer coisa, mas de facto é algo totalmente diferente do que vi até agora. É uma aplicação Web2.0 que atenua fortemente a linha divisória entre rádio e interacção com o utilizador. Permite-nos escolher e explorar música por estilo, género, ano e muito mais. Através de uma experiência de visualização muito rica e intuitiva, mergulhamos num infindável conjunto de caminhos musicais, em função das nossas opções iniciais.
http://www.musicovery.com
Enviar um comentário